entendendo CF

À primeira vista chama a atenção no CrossFit, na maioria do público, são os treinos irados e diferentes. Somente por isso essa modalidade, que ganha o coração doJAH_7079s iniciantes, já vale a pena. Mas não só motivante e divertido: o CrossFit transforma o corpo e mente! Além disso, por ser uma modalidade relativamente nova no Brasil, gera certa polêmica e julgamentos ou criticas à modalidade, sem conhece-la. Por isso vou explicar um pouquinho sobre o CrossFit.

Baseado em exercícios funcionais (que ajudam nas atividades diárias como carregar as sacolas do mercado, subir as escadas do prédio), alta intensidade e constantemente variado, o CrossFit trabalha o corpo como um todo. Por isso é uma atividade indicada para crianças, adolescentes, adultos e inclusive idosos. Vale lembrar que a individualidade biológica de cada praticante, ou seja, o respeito aos limites de cada um é de suma importância, pois respeitar a idade, condição e capacidade física são fundamentais para o desenvolvimento e aprimoramento da qualidade de vida.

A metodologia, idealizada por Greg Glassman, é uma combinação de Movimentos Cíclicos (correr, remar, pedalar), Ginásticos (Pull-up, Push-up, Handstand, Muscle-up, Abdominais) e do Levantamento de Peso Olímpico (Deadlift, Snatch, Squat, Clean & Jerk) desafiando seu corpo e promovendo um condicionamento físico completo e saudável.

A prática do CrossFit busca potencializar habilidades físicas fundamentais para um condicionamento físico completo e equilibrado, estando preparado não só para o desconhecido, mas também para o imprevisível.

Vamos conhecer um pouco mais dessas habilidades:

JAH_7337Resistência Cardiorrespiratória: É a capacidade de exercitar o coração e pulmões continuamente por certo período de tempo (capacidade de reunir, processar e fornecer oxigênio). Atividades com repetições e com maior intensidade auxiliam no desenvolvimento desta capacidade. De acordo com a melhora desta capacidade é possível suportar atividades aeróbicas, como correr, remar ou pular corda, por mais tempo.

Resistência Muscular: Caracterizada como a capacidade do músculo executar uma quantidade numerosa de contrações sem que diminua amplitude, frequência, velocidade e força na execução de um determinado movimento. O desenvolvimento desta capacidade, seja por meio de repetições, aumento gradual da carga ou do tempo de atividade, resultará num menor tempo de execução de um determinado movimento e no aumento da quantidade de repetições que se consegue realizar. Quanto melhor a resistência muscular, mais tempo é possível sustentar o corpo em exercícios como, por exemplo, pull-ups e Handstand push-ups.

Força: Refere-se à capacidade dos músculos de exercer uma determinada tensão. Trabalha-se a força, por exemplo, nos exercícios realizados com peso e velocidade, tais como os agachamentos e o levantamento terra. Para que adaptações fisiológicas provenientes do trabalho de força ocorram, o músculo deve ser submetido a uma sobrecarga de esforço acima daquela que está acostumado a trabalhar habitualmente, lembrando que a técnica do movimento é a principal ferramenta para sua execução adequada.

Flexibilidade: Esta capacidade está relacionada à amplitude de movimento que uma articulação é capaz de realizar, levando em consideração a capacidade funcional desta articulação e da musculatura envolvida. O trabalho de mobilidade articular auxilia na melhora desta aptidão, consequentemente melhorando a amplitude de diversos movimeDSC_0526ntos, desde os mais simples com os Squats, até o mais complexos como Pistol e Snatch.

Potência: Esta capacidade pode ser bem visualizada em exercícios como o Clean & Jerk, onde para realizar um determinado trabalho, demanda-se uma quantidade de energia aplicada por um determinado tempo, com exercício de alta intensidade, destacando a relação entre força e velocidade.

Velocidade: Capacidade de mover-se rapidamente em um determinado período de tempo ou ainda reagir rapidamente a um sinal. A velocidade não é apenas a capacidade de correr velozmente (no caso das corridas de curta distância, trabalho de explosão), mas é também a capacidade de coordenar, por exemplo, movimentos acíclicos como saltos, seguidos de movimentos cíclicos como pular corda. O aumento da potência dos músculos e da atividade cardiorrespiratória auxiliam na melhora da velocidade.

Coordenação: Realizar uma sequência de exercícios de forma coordenada é a característica dessa capacidade. O CrossFit desenvolve essa capacidade combinando exercícios ou movimentos distintos, como o LPO e a ginástica, em uma sequência única. Com treinamento, tempo e entendimento das técnicas e pontos de performance dos exercícios a coordenação vai melhorando.
Agilidade: Componente neuro-muscular definido pela mudança rápida de direção, sentido e deslocamento de todo o corpo ou de uma parte dele. Combinando equilíbrio, coordenação e velocidade desenvolvemos esta capacidade, que pode ser vista em movimentos como o Thruster, Wall Ball e Double Under.

Equilíbrio: EstDSCF6648a é a capacidade que nos proporciona sustentar o corpo em diferentes posições, estáticas ou dinâmicas, contra a gravidade. É um sistema complexo, envolvendo o processamento de informações externas e feedbacks internos dos sistemas nervoso e osteomuscular em constante adaptação buscando manter os movimentos coordenados e sincronizados, lembra do Box Jump? E dos movimentos de Levantamento de Peso Olímpico como o Jerk? Veja quanto equilíbrio é necessário para desenvolvê-los. Conforme vamos envelhecendo, ocorre a diminuição da acuidade visual, força e audição, estabelecendo um quadro favorável para diminuir o rendimento, provocando quedas e lesões, mas a prática de atividade física constante auxilia para que essas efeitos sejam retardados.

Precisão: Controlar um movimento numa direção e intensidade ou intensidade definida é a característica desta capacidade, além de exigir atenção para execução precisa do movimento como por exemplo no Wall Ball. Mas não é somente ser preciso para acertar um alvo: O CrossFit preza o movimentos precisos também na execução da técnica corretadica tanto nos movimentos cíclicos, ginásticos e no Levantamento de Peso Olímpico.

As consequências desse treinamento são múltiplas: saúde, qualidade de vida e bem estar! Quando feito dentro dos seus limites, ou seja, sem exageros, executado de forma correta e com periodicidade o CrossFit auxilia no controle dos efeitos do envelhecimento e dos males da modernidade (stress, depressão, obesidade), culminando na transformação do seu corpo, sua mente e melhorando seu condicionamento físico geral.

Você que ainda não é “Crossfiter”, está esperando o que para conhecer e fazer uma aula experimental conosco? A Feroz CrossFit te espera!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *